Informação digital
As tecnologias da informação têm como principal objectivo o tratamento, armazenamento e disponibilização de informação, através de meios electrónicos, isto é, utilizando computadores ou sistemas informáticos. Neste sentido, tecnologias da informação e informática podem ser entendidas como sinónimos.
É habitual, actualmente, utilizar-se também a expressão tecnologias da informação e da comunicação. Na verdade, nas sociedades contemporâneas, o acesso à informação implica, muitas vezes, a sua transmissão ou comunicação à distância.
Os computadores são máquinas que facilitam a tarefa de tratamento ou processamento de dados, de modo a obter e armazenar informação.
A informação guardada e colocada à nossa disposição num computador é de tipos muito diversificados: textos, imagens, sons, etc. No entanto, o computador é incapaz de entender os símbolos que utilizamos na comunicação oral ou escrita.
Sistema de representação binário
Para que todos os circuitos e dispositivos do computador consigam partilhar informação é preciso que respeitem um modelo de representação comum. Todos os dados introduzidos e guardados num computador, sejam de que tipo forem, precisam de ser traduzidos e codificados numa linguagem própria, composta apenas por dois símbolos: 0 e 1. Como, a nível físico, só existem dois estados possíveis - ausência ou presença de corrente eléctrica -, o sistema tem de ser de base dois (pelo que se chama binário), pelo que atribui a cada um desses estados um dígito (ou bit) distinto - 0 para a ausência e 1 para a presença de corrente. Como este código é formado apenas por dois algarismos, isto é, dois dígitos, damos-lhe o nome de código binário. Por sua vez, à informação armazenada num computador (ou num sistema informático) por este processo chamamos informação digital.
Todas as memórias informáticas e todos os suportes de armazenamento de informação computorizada registam a informação através deste código binário.
Binários a decimais
Dado um número N, binário, para expressá-lo em decimal, deve-se escrever cada número que o compõe (bit), multiplicado pela base do sistema (base = 2), elevado à posição que ocupa. Uma posição à esquerda da vírgula representa uma potência positiva e à direita uma potência negativa. A soma de cada multiplicação de cada dígito binário pelo valor das potências resulta no número real representado.
Exemplo:
Unidades de informação digital
O senso comum e a lógica matemática confirmam que o bit é o mais pequeno bloco de informação compreensível e distinguível, e que pode servir para a construção de blocos de informação mais complexos, mais compreensíveis e distinguíveis. Em grupos de oito, os bits formam a unidade mais importante na representação de informação - o byte - através da qual é, por exemplo, representada a capacidade de armazenamento e memória.
Quando a quantidade de informação é, ainda, maior, é normal o uso de aproximações. Para isso, foram criados vários sufixos que representam vários tipos de arredondamentos - kilo, mega, giga, tera, etc.
Aritmética binária
STC, Sandra Antunes
Sem comentários:
Enviar um comentário