quinta-feira, 21 de maio de 2009

DR3 - CLC Mass Media


A necessidade de informação é inerente ao ser humano.
Já vai lá longe o tempo em que os meios de comunicação eram os tambores, os sinais de fumo, as fogueiras, o pombo-correio ou o correio a cavalo. Não esqueçamos, no entanto, que o invento de Gutenberg impulsionou a expansão da informação; a rádio possibilitou a transmissão de mensagens e, após a Segunda Grande Guerra, o aparecimento da televisão permitiu que o Homem se consciencializasse de que, para estar informado, não necessitava de sair de casa.
A informação tornou-se, assim, um fenómeno social (mass media) que se entende a todos os hemisférios, todas as camadas sociais.
Mass media é uma expressão formada pela palavra anglo-saxónica “mass” e pela palavra latina “media” (plural de “médium” = meio), isto é, os mass media são os meios de comunicação social.
Os mass media são intermediários, uma vez que são meios de difusão; são artificiais, sobretudo electrónicos, dirigidos a públicos específicos.
É de realçar que esta capacidade de produzir e difundir informação possibilita a criação de “imagens comuns” que, implicitamente, originam uma consciência de identidade cultural, social e linguística que determina o sentimento de pertença do indivíduo à comunidade e/ou a rejeição individual ou colectiva daqueles que se afastam do “modelo” social.

Características:
- a informação é dirigida a grandes audiências, heterogéneas e anónimas
- a transmissão das mensagens é pública, para atingir a maioria dos membros da audiência
- a mensagem tem um carácter transitório
- o comunicador opera dentro de uma organização complexa que envolve grandes despesas.


CLC - Ana Vaz

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