segunda-feira, 1 de junho de 2009

DR3 - STC FICHA INFORMATIVA Nº1

Os mass media

Os meios de comunicação de massa são veículos de informação, isto é, são sistemas de comunicação que actuam num único sentido. Os mass media representam uma época em que o fluxo de comunicação é unívoco, pois o receptor das mensagens limita-se precisamente a esse papel, pertencendo a uma massa informe, sem capacidade de resposta. A interactividade é inexistente. O emissor - os mass media - é todo-poderoso, omnipotente. Estes media são pois formas de comunicação através das quais usamos o tempo de utilização com carácter imutável: eles são unilineares.
Os mass media são estruturas altamente organizadas; pretendem satisfazer as preferências e as exigências dos sectores do público que representam a maior fatia no mercado. Só assim eles podem manter um equilíbrio económico, visto que dependem das receitas provenientes da publicidade. Esta lógica é impossível de contrariar: temos de seguir a maioria.

Na era da informação, os mass media tornaram-se maiores e mais pequenos. Se estações de televisão como a CNN têm uma ampla difusão e abarcam um público constituído por milhões de pessoas, o mesmo se passando (ainda que a um público menos numeroso) com a rádio, alguma imprensa ou serviços de cabo exemplificam uma difusão especializada, visando um público pequeno, mas com gostos definidos. Talvez o cinema seja um meio termo entre os restantes mass media.
A pesquisa sobre os mass media percorreu vários campos, nomeadamente o problema da manipulação, a questão da persuasão, o estudo sobre a sua influência, até chegar ao debate das suas funções. Neste último ponto, o interesse recai sobre a dinâmica do sistema social e o papel desempenhado pelos meios de comunicação social na sociedade.

Um estudo sobre as funções psicológicas e sociais dos mass media, elaborado por Katz, Gurevitch e Haas, em 1973 - « On the Use of Mass Media for Important Things » - separa 5 classes de necessidades que os mass media satisfazem:
. Necessidades cognitivas (adquirir e melhorar tanto conhecimentos como compreensão);
. Necessidades afectivas e estéticas;
. Necessidades de integração a nível da personalidade (estabilidade emotiva, maior segurança, aumento de credibilidade e ascensão na posição social);
. Necessidades de integração a nível social (mais contactos interpessoais, com a família e os amigos);
. Necessidades de evasão (aliviar as tensões, atenuar os conflitos).

Actualmente pode-se considerar que a opinião pública, apesar de existir, é manipulada, pois a verdadeira opinião pública é a opinião formada pelos mass media. Os mass media são controlados pelos poderes económico, político e mediático: poder económico, devido ao controle destes por parte de grandes empresas, devido aos lucros resultantes dos conteúdos publicitários; poder político, devido ao controle exercido nos mass media por parte de governos e lobies partidários na manipulação de notícias e no controle das massas por parte dos meios de comunicação; e também por parte do poder mediático, o qual tira partido da exploração da vida privada e pública, de quem quer que seja, por vezes sem olhar a meios, e sem outro objectivo senão o lucro.

Assim o público está condicionado pelos interesses das agências de publicidade, televisão, jornais e de revistas, sendo influenciado, tanto a nível cultural, devido à apresentação de valores e estilos de vida próprios de outras culturas, a nível económico, influenciando-o na escolha de determinados produtos, potenciando o seu consumo, como a nível politico, porque governos há (e houve) que são eleitos, pelos poderes que os mass media, ligados a grandes instituições económicas e a lobies políticos, exercem ao influenciarem na construção dos perfis dos candidatos.
Meios de comunicação alternativos e com opiniões diferentes são “abafados”, não chegando às grandes massas e não tendo assim condições de defenderem o público de ataques ou de técnicas de manipulação e de desinformação, praticadas pelos mass media de grande divulgação.

Uma opinião pública bem formada é aquela que aceita e analisa as informações de derivadas fontes ou canais, e que tem uma mente aberta e crítica para poder compreender a informação à sua disposição e daí tirar as suas conclusões. A necessidade da existência de uma opinião pública bem formada é imprescindível, quanto mais não seja para que não se repitam actos que historicamente denigrem a nossa sociedade e que estão associados à actuação dos mass media sob a influência dos poderes políticos, como por exemplo, as “máquinas de propaganda”, existentes em regimes repressivos como o Nazi ou o soviético. Mas também para que exista uma maior crítica na escolha das informações, e dos programas que as pessoas assistem (neste caso na televisão), uma vez que actualmente os mass media tendem a apresentar conteúdos considerados menos próprios, envolvendo todo o tipo de temáticas, à mão de qualquer pessoa, e no caso da televisão, em horários considerados de primetime, muitas vezes com o intuito de desviar as atenções do público de problemas sociais graves, e de “prender” as populações junto do ecrã, assumindo assim um papel de controlo da população por parte dos governos.
STC, Sandra Antunes

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