quarta-feira, 20 de maio de 2009

DR2 - STC FICHA INFORMATIVA Nº1

O Computador e a Sociedade




As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) estão no epicentro das mudanças e desenvolvimento das sociedades actuais, que ocorrem de forma rápida e imprevisível, desempenhando um papel preponderante para a evolução de muitas sociedades e economias.
É incontestável o uso generalizado das TIC entre as gerações mais novas, em que o telemóvel, computador e televisão são os preferidos. As novas tecnologias estão a alterar de forma profunda a vida em sociedade, criando mesmo um novo paradigma civilizacional.
Esta "revolução" tem vantagens mas também grandes desafios, como a capacidade de resposta das escolas em responder e acompanhar os crescentes desenvolvimentos das novas gerações.
É um facto que com as TIC estamos a mudar os comportamentos e estilos de vida. Esta alteração profunda provocada pela tecnologia, que está a criar novos hábitos e estilos de vida, tem aspectos bastante positivos. Com as novas tecnologias, a geração digital vai muito mais além dos comportamentos básicos, alargando os contactos e reforçando as relações entre pessoas.
Há trinta anos atrás ninguém tinha um fax, nem telemóvel, não existia e-mail. Hoje existem no mundo mais de 800 milhões de utilizadores da Internet, enviam-se mais de 3 biliões de e-mail´s/dia, existem aproximadamente 1,5 biliões de telemóveis e as redes sem fio crescem na ordem dos 300% ao ano. Nos próximos 30 anos teremos mudanças ainda mais drásticas do que aconteceram no século XX.
As Tecnologias de Informação e Comunicação estão a transformar as organizações, redefinindo as profissões e talentos. A nível individual será mais do que necessário a habilidade de compreender e usar as TIC. Podemos afirmar que a alfabetização digital será essencial para o mercado do emprego, para a participação cívica, acesso à educação e vai na verdade, revolucionar a forma de trabalhar, viver, jogar e aprender. No século das gerações digitais, oito dos dez mais procurados dos empregos a nível mundial hão-de requerer conhecimentos de computadores.

Sistemas Operativos


Software de aplicação é o programa de tratamento de imagem, vídeo ou som, bem como os processadores de texto, folhas de cálculo, enciclopédias e dicionários. O software de aplicação é criado para executar tarefas específicas no computador e são executados a pedido do utilizador.
O sistema operativo mais famoso terá sido possivelmente o MS-DOS da Microsoft. Trata-se de um sistema operativo em linha de comando, em que tinha que se escrever as instruções no computador através do teclado. Mais tarde uma interface gráfica foi adicionada ao MS-DOS e foi chamada de Windows (ainda existia o mesmo sistema de linha de comandos MS-DOS mas os clicks do rato nos ícones e objectos traduziam-se em comandos.) Clicar numa pasta e ver o seu conteúdo era igual a escrever DIR, mas com os resultados apresentados em modo gráfico.
Ao longo dos anos, o Windows tornou-se mais avançado e nos dias de hoje é um sistema operativo de multi-tarefa (quer dizer que mais do que um programa pode ser executado ao mesmo tempo). O Windows tem várias versões que se adaptaram aos vários moldes de trabalho. As alternativas para o Windows são o Unix/linux e o MacOS para Macintosh.
STC, Sandra Antunes

Sem comentários:

Enviar um comentário