terça-feira, 2 de junho de 2009

DR3 - CLC A Crónica

A palavra crónica deriva do Khrónos , que significa tempo. Crónica significa, então, passar o tempo.
Na Idade Média, a crónica estava relacionada apenas com a história; era um relato histórico de determinados factos que diziam respeito a um determinado reinado.
É Fernão Lopes quem altera a concepção tradicional da crónica, enquanto um simples relato factual, transformando-a numa recriação literária dos acontecimentos ocorridos nos reinados de D. Pedro, D. Fernando e D. João I.
No século XIX, a crónica passou a ser um tipo de texto elaborado por jornalistas e por escritores. Adquiriu uma funçãoideológica, quase sempre crítica e satírica.
Actualmente, a crónica mantém, muitas vezes, uma função ideológica, crítica, satírica, mas apresenta também recorrentemente um fundo de ficção, de texto de carácter ensaístico e de memórias. Pode ainda ser objecto de uma crónica o comentário de factos, notícias ou flagrantes da vida quotidiana.
A crónica já não é, pois, um texto informativo. O cronista utiliza processos literários, recriando os acontecimentos através da sua própria subjectividade, através da sua forma de ver o mundo.

CLC - Ana Vaz

Sem comentários:

Enviar um comentário