
A publicidade visa convencer o destinatário a realizar uma acção.
CARACTERÍSTICAS DO DISCURSO
- Linguagem polissémica
- Frases exclamativas e imperativas
- Frases nominais, curtas
- Uso expressivo da adjectivação
- Recursos à rima, à onomatopeia e à aliteração
- Utilização de metáforas, hipérboles e outros recursos estilísticos
- Função apelativa e emotiva
Um anúncio bem elaborado deve respeitar o AIDMA (sigla do guião que procura sintetizar os passos ou elementos do processo publicitário):
- Atenção – captar a atenção do público destinatário;
- Interesse – despertar a simpatia pelo que é publicitado;
- Desejo – desencadear a necessidade de ter ou usufruir do que é anunciado;
- Memorização – facilitar a retenção da mensagem. Para tal, a publicidade recorre a estratégias: slogan, rima, associação do produto a sensações de êxito, prazer, prestígio, conforto, segurança…
- Acção – mobilizar, dar instruções ao destinatário para que satisfaça a necessidade desencadeada: adquirir ou aderir ao objecto publicitado.
CLC Ana Vaz
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